quarta-feira, 5 de maio de 2010

Projeto Manuelzão destaques de Março de 2003

"Pampulha: recuperando mais que um cartão postal"

A degradação que afeta há anos a lagoa da Pampulha, situada na região Norte de Belho Horizonte, compromete a segurança e o lazer dos habitantes da capital mineira. O assoreamento agrava os riscos de inundação nos períodos de chuva. O mau cheiro e a sujeira prejudicam o turismo e as atividades recreativas na orla. Para resolver sses problemas, o Programa de Recuperação e Desenvolvimento Ambiental da Bacia da Pampulha - Propam promove o saneamento ambiental e o resgate do acervo paisagístico. O programa foi idealizado em 1995, mas apenas em 2001 começou a ser implantado.

A bacia da Pamulha integra a bacia do ribeirão da Onça, que desagua no rio das Velhas, município de Santa Luzia. A degradação da lagoa da Pampulha pode acarretar, segundo Weber Coutinho - gerente do Propam em BH - a redução de sua vida útil.

O engenheiro Paulo Maciel Júnior, afirmou em uma entrevista ao Jornal Manuelzão em abril de 1999, que o Propam resolveria de vez a questão ambiental da Pampulha e que o cenário da lagoa seria completamente diferente até o ano de 2004, segundo perspectiva própria. Porém, apesar dos avanços notados na região e a conclusão de obras públicas, alguns problemas, como a falta de orientação e educação ambiental da comunidade, podem ser vistos na região. "Famílias estão invandindo as áreas com casas. Isso é um problema muito sério, porque a população realmente de baixa renda não respeita, ela invade o leito dos córregos" afirma Coutinho. Mas sabemos que, não somente essas famílias, mas muitas pessoas que frequentam a região, continuam não tendo a consciencia ecológica necessária, e insistem em jogar lixos e dejetos na lagoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário