quarta-feira, 5 de maio de 2010

Projeto Manuelzão destaques de Dezembro de 2002

"Velhas, um rio atrás de novas histórias"

A edição Vinte e sete anos separam dois grupos de aventureiros. Em janeiro de 1967, um estudante e um professor inglês, por aventura e amor à natureza, desceram o rio das Velhas. Mais de mil quilometros foram percorridos em 15 dias. Em 1994, tres amigos medicos também percorreram o Velhas. Todos inspirados pelo relato do explorador britânico Richard Burton, que realizou a viagem no século em 1867.

Mas o rio que os dois grupos viram traz pouco do encanto visto pelo estrangeiro no século XIX. Engolfado por esgoto doméstico e industrial, secando pelo desmatamento generalizado e o fogo, tomado por lixo de todo tipo, assoreado em boa parte do trecho, a história do Velhas precisa mudar, precisa de histórias como as narradas pelo livro do jornalista Marco Antônio Tavares Coelho, "Rio das Velhas - memória e desafios". Ele fez outra viagem ao Velhas, partiu de suas memórias e percorreu seus desafios.

Quem conhece o projeto Manuelzão sabe que ele é produto da Universidade Federal de Minas Gerais. O coordenador do projeto, Apolo Heringer Lisboa diz q o apoio da universidade é grande, mas não é suficiente. O projeto precisa continuar, e para que isso ocorra é preciso trabalhar as questões relacionadas a problemas ambientais, como a despoluição de córregos, e ao resgate da cidadania.

Todas essas histórias devem servir como convocamento para todos nós escrevermos uma nova história para o rio das Velhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário